Mediação privada no agronegócio
Neste artigo, o autor destaca o crescimento das soluções autocompositivas de conflitos no país e que o setor do agronegócio também pode se beneficiar.
Neste artigo, o autor destaca o crescimento das soluções autocompositivas de conflitos no país e que o setor do agronegócio também pode se beneficiar.
Neste artigo, os autores analisam o crescimento do uso da mediação em processos de recuperação judicial de empresas.
Neste artigo, o autor chama a atenção para o fato de que ainda há Tribunais de Justiça que não cadastraram nenhuma Câmara Privada de Mediação e Conciliação.
Neste artigo, o autor avalia o papel do mediador, que não tem atuação decisória, mas de auxiliar das partes na busca de uma solução consensual.
Neste artigo, o autor analisa as técnicas de constelações familiares sistêmicas e os resultados obtidos nas audiências de conciliação.
Neste artigo, os autores avaliam os métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, como a negociação, a mediação, a conciliação e a arbitragem e apontam a necessidade da mudança da cultura do litígio no país.
Neste artigo, o diretor da JUSPRO, José Roberto Neves Amorim, projeta que a mediação e a conciliação na área empresarial tendem a um crescimento irreversível.
Neste texto, o autor analisa a mediação como uma das alternativas privadas para solução de conflitos extrajudiciais e aponta suas vantagens: rapidez, custo, sigilo e informalidade.
Neste artigo, a autora analisa o Provimento 67, do Conselho Nacional de Justiça, que incentiva o uso de mediação e conciliação nas serventias extrajudiciais.
Neste artigo, os autores apontam alguns motivos pelos quais a arbitragem e a mediação ainda não são empregadas em todo o seu potencial, como previsto em lei.
Neste artigo, os autores analisam o avanço das soluções autocompositivas (mediação, conciliação, arbitragem) e quando não são aplicadas em casos envolvendo o Poder Público.
Nesse artigo, a autora analisa o impacto dos meios alternativos de solução de conflito no Brasil, que surgiram por imposição legal para solucionar o congestionamento dos tribunais.