Conciliação, mediação e prática restaurativa são levadas para as escolas

Fonte: Jornal do Oeste – http://bit.ly/2cymJyf

Levar a conciliação, mediação e prática restaurativa até as escolas é um dos objetivos do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Faculdade Sul Brasil (Fasul). Com o auxílio do Cejusc do Fórum da Comarca de Toledo, será ministrado o curso Cultura de Paz na Escola para os alunos da 4ª série da formação docente do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Premen.

As aulas acontecem nos dias 19 e 26 deste mês e nas datas de 3, 10 e 17 de outubro. O primeiro encontro será ministrado pelo coordenador do Cejusc Rodrigo Rodrigues Dias e a coordenadora adjunta do Cejusc Denise Terezinha Krueger.

“As três primeiras aulas serão mais teóricas. De acordo com a programação, no dia 10 de outubro, o tema abordado será uma prática no Fórum Simulação, com a avaliação de três casos. No dia 17, acontece o Círculo de Prática Restaurativa no Âmbito de Planejamento com os juízes. O último também será ministrado pelos juízes”, explica a professora Maria Luiza de Souza. Ela e a professora Ilda Carvalho estão envolvidas na execução do curso.

Para Maria Luiza, promover esse tipo de ação permite minimizar os conflitos dentro da escola. “O conhecimento promove a reflexão. Os temas que serão abordados permitirão dar mais suporte aos futuros professores e levar isso como bagagem positiva para a profissão”.

CEJUSC

Conciliação, mediação e prática restaurativa são as vertentes de trabalho aplicadas no Cejusc do Fórum da Comarca de Toledo e no Cejusc da Fasul. Elas têm como objetivo fazer com que as pessoas encarem os conflitos como algo natural. Os processos seguem as sentenças, mas a decisão do tribunal, nem sempre, é suficiente para reparar os danos. Desta forma, as dinâmicas com os com os mediadores dão empoderamento as pessoas para que solucionem os conflitos.

Link curto: http://bit.ly/2cKRTFD