Tribunal do Amapá reúne mediadores para prevenir violência na escola

TJAP

Fonte: TJAP – http://bit.ly/2dEQIKn

Considerando os preocupantes índices de crime e conflitos violentos nas escolas, o Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), reuniu com mediadores escolares para avaliar e planejar a continuidade das ações do programa de Mediação Escolar implantado em instituições de ensino.

No encontro, os diretores das escolas, coordenadores pedagógicos, coordenadores dos núcleos de mediação de conflitos e membros do NUPEMEC, avaliaram e planejaram a execução de ações estratégicas que venham contribuir na redução das ocorrências de atitudes violentas nas escolas.

A Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, explanou aos profissionais e pediu-lhes empenho e dedicação para consolidar as oportunidades de resolução dessas demandas da melhor forma possível, evitando que se recrudesçam e se tornem casos mais graves no âmbito das escolas.

“Nós precisamos aprender a resolver melhor nossos conflitos de interesses e parar de colocar a solução deles somente na mão do Estado. Precisamos investir nas novas gerações, ensinando-os a bem solucionar conflitos de forma amigável e correta. Essa tem sido uma das metas da Justiça do Amapá, contribuindo para a prevenção de lides processuais. Contamos com a sociedade para alcançar esses necessários resultados”, destacou a Desembargadora.

Para o instrutor do NUPEMEC Mário Mendonça, o encontro foi um proveitoso momento de reflexão sobre as razões dos conflitos no ambiente escolar e uma oportunidade para criação de parâmetros para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas com o intuito de diminuir o índice de violência nas escolas.

“Essa reunião serviu para avaliarmos as ações que estamos realizando nos núcleos de mediação no ambiente escolar, além de planejarmos medidas essenciais que possibilitem o desenvolvimento da pacificação social na escola, na família e na comunidade”, ressaltou.

O Tribunal de Justiça já instalou Núcleos de Mediação nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escolas Estaduais Azevedo Costa, Maria de Nazaré, Pereira, Vasconcelos, Josefa Jucileide Amoras Colares, Gonçalves Dias, São José (IAPEN), Dom Pedro I (Mazagão), Joaquim Nabuco e Campus Binacional da UNIFAP (Oiapoque).

Com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a política da pacificação social e a cultura da paz nas escolas, no próximo dia 15 de setembro, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP vai promover o 1º Encontro de Mediadores do Estado. O evento acontecerá no Plenário do TJAP, a partir das 16 horas.

Assessoria de Comunicação Social

Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Link curto: http://bit.ly/2dnF30u