São Paulo instala 1ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação

Fonte: Justificando.com – http://bit.ly/1t6sefE

Justificando.comNa próxima sexta-feira (04) será lançada a JUSPRO – 1ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação, cadastrada no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A JUSPRO vai atuar em duas frentes: presencial e online. “Nosso foco é a desjudicialização, porque com 25,5 milhões de processos em tramitação em São Paulo torna-se necessário encontrar novas alternativas. Entendemos que as pessoas precisam se compor para solucionar conflitos fora do Judiciário, de forma rápida, segura e a um custo acessível”, explica Tae Young Cho, advogada e Diretora da JUSPRO.

Para ter acesso à JUSPRO, o interessado entra em contato pelo site, expõe seu problema. Se houver interesse da outra parte em fazer um acordo, será agendada uma audiência online ou presencial para a busca da solução. No caso da mediação, a solução entre as partes é mediada por um terceiro, neutro e imparcial. Já na conciliação, o terceiro tem uma postura mais ativa, propondo solução às partes.

Participam do lançamento: o Desembargador José Roberto Neves Amorim, Coordenador do Movimento Conciliar é Legal;o Juiz Ricardo Pereira Júnior, Coordenador Geral do Cejusc (Centros Judiciários de solução de Conflitos e Cidadania do TJ-SP); a Profa. Livre-docente da Faculdade de Direito da USP e Conselheira da OAB-SP, Maristela Basso, e os Diretores da JUSPRPO, Tae Young Cho e Ricardo Freitas Silveira e representantes de Departamentos Jurídicos de empresas.

Segundo o advogado Ricardo Freitas, a expectativa nesse primeiro ano é atender cerca de 50 mil casos, principalmente via online, já que hoje mais da metade da população brasileira tem acesso à internet, além de ser uma comodidade: “Será possível realizar centenas de audiências ao mesmo tempo, por conta da estrutura eletrônica disponível, que incluirá até plataformas móveis, como o smartphone e tablets. É interatividade total”. Atualmente, o Procon presta atendimento por e-mail, meio que também será usado pelo Procon municipal de São Paulo.

O lançamento será na sede da AMCHAM-SP, às 9 horas.

Link curto: http://bit.ly/1RT5R1f
TAGS RELACIONADAS