Justiça paulista publica relatório anual sobre solução de conflitos

Fonte: CNJ – http://www.cnj.jus.br/77nj

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) disponibilizou o relatório de atividades do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos 2015. O documento traz dados sobre unidades dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) instalados no período e estatísticas relacionadas ao serviço. No ano passado, foram instalados 33 Cejuscs, sendo um na capital e 32 no interior — atualmente, há 163 unidades em funcionamento em todo o estado.

No mesmo período, o Nupemec capacitou 24 instrutores em mediação e certificou 673 alunos (161 na parte prática e 512 em teoria e prática), com um total de 3.178 mediadores judiciais atuantes. Na área pré-processual (cível e família), foram realizadas durante todo o ano 122.287 sessões, com 82.140 conciliações (67% de acordos), enquanto que na área processual (cível e família), das 112.874 sessões efetivadas, 55.714 foram exitosas – 49% de acordos.

Em 2015, foi realizado ainda o 1º Curso de Gestão de Cejuscs, a fim de profissionalizar a gestão dos Centros Judiciários, abordando temas ligados às técnicas de mediação judicial e conciliação, sistemas, processos de trabalho e gerenciamento de equipe, entre outros de interesse dos gestores. O relatório traz ainda boas práticas promovidas pelos Cejuscs no período, com destaque à unidade de Marília, que recebeu o prêmio Conciliar é Legal com o Cejusc Itinerante – Marília Cidadã.

Link curto: http://bit.ly/1Wg5lCm