Comarca de Bayeux, na Paraíba, discute novo modelo de atuação em conciliações

Fonte: Portal do TJPB, 15/05/2015

O Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está discutindo um novo modelo de atuação do curso de Direito no Centro de Mediação e Conciliação da comarca de Bayeux. O juiz Bruno Azevedo, diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPB, explicou que o encontro irá possibilitar alguns ajustes para uma melhor funcionalidade do Centro. “Uma nova dinâmica será criada com o apoio da Defensoria Pública, Ministério Público e demais varas da cidade de Bayeux, tentando fazer com que as causas que são levadas ao juizado especial, antes de serem distribuídas, sigam primeiro para a conciliação”, ressaltou.

Ele completou que a ideia é oferecer novos serviços, atendendo aos juizados especiais, às varas de família, e às demais demandas das varas cíveis. “E, também, atender o pré-judicial, evitando que a causa chegue ao judiciário”.

O Centro de Conciliação de Bayeux funciona, atualmente, ligado ao juizado especial, tentando resolver as causas extrajudiciais, mas sem uma maior divulgação. E, oferecendo também trabalhos de cidadania, como palestras. “O novo modelo possibilitará uma maior visibilidade ao centro e a oportunidade do estabelecimento de parcerias com outras comarcas.” disse Bruno.

Existem hoje no Estado, 19 cursos de Direito e 15 Centros de Conciliação e Mediação (de Cabedelo à Cajazeiras). E todos eles são geridos pelo Núcleo de Conciliação e Mediação do TJPB, com o desenvolvimento de projetos de ações e estratégias.

Link curto: http://bit.ly/1M0rWu7
TAGS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *