11 Semana Nacional de Conciliação

Fonte: TJRJ – http://bit.ly/2bbCMGg
Por JM/AB

O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador César Cury, coordenou nesta segunda-feira, dia 1º, a primeira reunião para discutir a atuação do Núcleo na 11ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acontecerá no período de 21 a 25 de novembro.

O encontro contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJRJ, Luiz Eduardo de Castro Neves, e de representantes das diretorias técnicas do Tribunal, que discutiram as estratégias de organização e divulgação da semana no Judiciário fluminense.

“Essa é uma primeira reunião preparatória para a Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá em novembro, de âmbito nacional, promovida pelo CNJ. Nosso objetivo é incentivar a cultura da solução consensual, através da mediação e da conciliação. Para isso, vamos convidar as empresas para se prepararem para semana com antecedência, que vai envolver as câmaras privadas, públicas e on-line de solução de conflitos, para que possamos oferecer aos jurisdicionados, pessoas físicas ou jurídicas, a solução de seu conflito, com a maior segurança e comodidade possível”.

A expectativa do desembargador é de ampliar o volume de soluções consensuais, para que os envolvidos em algum conflito considerem todas as opções de canais para busca de solução, sem recorrer, obrigatoriamente, à Justiça.

“Nossa meta é concentrar esforços para que, durante a Semana Nacional, e mesmo antes dela, possamos atingir um grande volume de soluções consensuais, contribuindo, assim, para formação dessa cultura da consensualidade, passando para o cidadão a percepção de que ele não precisa recorrer ao Tribunal sobre as questões mais triviais. Ele pode procurar as soluções através dos nossos Centros de Solução de Conflitos, (Cejusp) ou através das câmaras públicas, convencionais ou privadas”, frisou.

Link curto: http://bit.ly/2aONCjD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *