Juízes do Maranhão fazem curso de mediação e conciliação

Fonte: Portal do TJMA, 14/05/2015

Magistrados do Maranhão iniciaram o Curso de Formação Continuada para Magistrados “Mediação e Conciliação”, organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e realizado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). Participam do curso 35 juízes inscritos, que terão orientação do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Roberto Portugal Bacellar.

No curso que tem como foco trabalhar técnicas e desenvolver competências para a mediação e conciliação, será utilizada a metodologia Arco de Maguerez, que se faz em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. “Trabalharemos com muita interação e com a ideia de magistrado como prestador de serviço, de quem tem que se comunicar bem com a população e trabalhar a sua liderança”, destacou Roberto Bacellar.

O curso vai trabalhar, ainda, a visão transdisciplinar do magistrado. “O juiz é um profissional que tem que estar atento ao que está acontecendo na sociedade, suas mudanças e inovações. É um grande desafio, mas indispensável para bem resolver os conflitos sociais”, completou o desembargador, reforçando que no curso o seu papel é mais de facilitador que de professor.

Esta é a primeira turma do treinamento da ENFAM de três que serão realizadas no Brasil.

Link curto: http://bit.ly/1Tb19PL
TAGS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *